O curso de Biblioteconomia e Documentação foi criado pela Resolução número 37/2008 do CONEPE – Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe, em 27 de maio de 2008. Esta resolução aprovou o Projeto Pedagógico do curso, criado a partir do Programa de Expansão da Universidade, em consonância com o REUNI.
O Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) tem por objetivo integrar todas as universidades federais a uma hierarquia única de administração, além da ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior.
Posteriormente, a Resolução 95/2011/CONEPE aprovou alterações no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação - Bacharelado, que tem o código 390, funciona no turno noturno e oferta 50 vagas com periodicidade anual.
O curso de Biblioteconomia e Documentação forma o bacharel em Biblioteconomia e Documentação, profissional que possui como perfil:
I.Ter visão interdisciplinar, preparando para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade justa, com competência e habilidade para atender as necessidades na área de informação e documentação;
II.Atuar no gerenciamento, transferência e uso da informação, em qualquer ambiente público e privado de forma ética, consciente do valor da informação no desenvolvimento sócio-econômico do país;
III. Atuar em serviços de informação público ou privado, consciente do valor da informação sócio-cultural e sua importância nas transformações pelas quais estão sujeitas a sociedade;
IV. Ter habilidades administrativas e tecnológicas, podendo interceder junto a processos de gestão da informação, tomando decisões que impliquem em crescimento social e tecnológico, e,
V.Estar preparado para no exercício da profissão continuar a buscar informação e conhecimento como recursos estratégicos que contribuam para as mudanças sociais.
O objetivo principal do curso é “Formar profissionais aptos a atuarem no gerenciamento e organização de Bibliotecas e Centros de Documentação, com capacidade para planejamento, assessoria e prestação de serviço em redes e sistemas de informações, de modo a atenderem às necessidades de informação da sociedade em seus aspectos sociais, culturais e científicos, exercendo uma postura crítica e reflexiva sobre o seu desenvolvimento profissional, humano e social”.