Histórico do Curso

O curso de Biblioteconomia e Documentação foi criado pela Resolução número 37/2008 do CONEPE – Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe, em 27 de maio de 2008. Esta resolução aprovou o Projeto Pedagógico do curso, criado a partir do Programa de Expansão da Universidade, em consonância com o REUNI.

O Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) tem por objetivo integrar todas as universidades federais a uma hierarquia única de administração, além da ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior.

Posteriormente, a Resolução 95/2011/CONEPE aprovou alterações no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação - Bacharelado, que tem o código 390, funciona no turno noturno e oferta 50 vagas com periodicidade anual.

O curso de Biblioteconomia e Documentação forma o bacharel em Biblioteconomia e Documentação, profissional que possui como perfil:

I.Ter visão interdisciplinar, preparando para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade justa, com competência e habilidade para atender as necessidades na área de informação e documentação;

II.Atuar no gerenciamento, transferência e uso da informação, em qualquer ambiente público e privado de forma ética, consciente do valor da informação no desenvolvimento sócio-econômico do país;

III. Atuar em serviços de informação público ou privado, consciente do valor da informação sócio-cultural e sua importância nas transformações pelas quais estão sujeitas a sociedade;

IV. Ter habilidades administrativas e tecnológicas, podendo interceder junto a processos de gestão da informação, tomando decisões que impliquem em crescimento social e tecnológico, e,

V.Estar preparado para no exercício da profissão continuar a buscar informação e conhecimento como recursos estratégicos que contribuam para as mudanças sociais.

O objetivo principal do curso é “Formar profissionais aptos a atuarem no gerenciamento e organização de Bibliotecas e Centros de Documentação, com capacidade para planejamento, assessoria e prestação de serviço em redes e sistemas de informações, de modo a atenderem às necessidades de informação da sociedade em seus aspectos sociais, culturais e científicos, exercendo uma postura crítica e reflexiva sobre o seu desenvolvimento profissional, humano e social”.

Núcleo de Ciência da Informação (NUCI) foi elevado ao status de Departamentode Ciência da Informação (DCI). A decisão foi homologada pelo Conselho Superior da Universidade Federal deSergipe (Consu) no dia 31 de julho de 2015.

Núcleo de Ciência da Informação (NUCI) foi elevado ao status de Departamentode Ciência da Informação (DCI). A decisão foi homologada pelo Conselho Superior da Universidade Federal deSergipe (Consu) no dia 31 de julho de 2015.

Notícias