Grupos de Pesquisa

O Departamento de Ciência da Informação (DCI) possui os seguintes grupos de pesquisa com a liderança e participação de docentes do curso de Biblioteconomia e Documentação e participantes externos de outras instituições:

a) NEMAGI - Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento

O NEMAGI foi certificado pelo CNPq em 2016 e tem as seguintes linhas de pesquisa:

•Competência informacional

•Formação do profissional da informação

•Gestão da Informação e do Conhecimento

•Mediação e uso da informação

Desse grupo participam a Profa Martha Suzana Cabral Nunes (líder-DCI/UFS), a Profa Telma de Carvalho, o Prof. Pablo Boaventura Sales Paixão (PPGCI/UFS), a Profa Cristina de Almeida Valença (Departamento de Museologia UFS), a Profa Janaína Fialho (DCI/UFS), a Profa Alessandra dos Santos Araújo (DCI/UFS) e o Prof. Alexandre Melo Andrade (Departamento de Letras Vernáculas-UFS). Entre os discentes constam os orientandos do Mestrado dos professores vinculados ao grupo, assim como discentes da graduação e também profissionais já diplomados.

Destaca-se a parceria do NEMAGI com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, a partir da participação da Profa Dra Maria Giovanna Guedes Farias, com o grupo DIFUSAS da UFBA através da participação da Profa Dra Kátia de Carvalho e com a Profa Dra Viviane Couzinet da Université Paul Sabatier, Toulouse III, França, que também integra o grupo como pesquisadora internacional.

b) PLENA - Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica,  Editoração, Manifestações

O Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações (PLENA) foi certificado pelo CNPq em 2015 e é liderado pela Profa Valéria Bari. Tem como proposta principal o desenvolvimento de pesquisas e estudos relacionados à leitura e a formação do leitor, para que o mesmo desenvolva identidade leitora, apropriando-se dos bens culturais escritos e das narrativas que nele se inserem. Como objetivo principal, o PLENA se organiza para aprofundar a metodologia da pesquisa e dinamizar a produção acadêmica sobre as linhas de pesquisa de seu interesse, assim como apoiar a sua comunicação científica e viabilizar a ocorrência do trabalho cooperativo e dialógico dos pesquisadores interessados. Suas atuais linhas de pesquisa cadastradas são:

•Ciência da Documentação;

•História e Cultura Editorial;

•Mediação de Leitura;

•Narrativa Sequencial Gráfica.

Desse grupo participam a Profa Valéria Aparecida Bari, como líder, a Profa Germana Gonçalves de Araújo (Departamento de Design Gráfico-UFS) e o Prof. Waldomiro de Castro Vergueiro (USP), dentre ouros docentes. 

Destaca-se a parceria do PLENA com o Observatório de Histórias em Quadrinhos (OHQ) iniciou suas atividades em 1990 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, inicialmente com a denominação de Núcleo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos (NPHQ). No decurso de mais de duas décadas de atuação, o OHQ tornou-se um espaço para discussão teórica dos aspectos estéticos, históricos, sociais, entre outros temas, desse produto cultural midiático, fomentando estudos e pesquisas.

Atualmente, mantém o periódico científico 9ª. Arte.

Outra parceria relevante se dá com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Histórias em Quadrinhos (GIPHQ) mantido pela Faculdade dos Guararapes - Laureate International Universities (Jaboatão dos Guararapes/PE), mediante o interesse dos docentes pernambucanos pela pesquisa A quadrinhização como recursos de mediação da leitura literária do surdo.

c) OIT - Observatório Informacional do Trabalho 

O Observatório Informacional do Trabalho surge com o intuito de garimpar, organizar e revelar as informações do mundo do trabalho a fim de democratizar o conhecimento sobre o mundo laboral e educar o trabalhador Brasileiro para aumentar o seu nível de qualificação e competitividade estratégica no mercado.

Participam desse grupo o Prof. Sérgio Luiz Elias de Araújo (líder), a Profa Telma de Carvalho e a Profa Janaína Ferreira Fialho.