Corpo Docente

Professores efetivos:

Profa Dra Alessandra dos Santos Araújo

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Docente do curso de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI/UFS). Coordenadora de Disciplina no Curso de Bacharelado em Biblioteconomia a Distância. Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB) . Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. (UNB). Especialização em em Gestão de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (GPAF/UNB). Na graduação ministra as disciplinas: Metodologia Aplicada às Ciências Biológicas e da Saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Biblioteconomia I e II; Representação do Conhecimento em Ambientes Digitais; Tópicos Especiais em Gestão da Informação; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II. Áreas de interesse: Tecnologia da Informação e Comunicação, Web semântica, Ontologias, Arquitetura da Informação, Arquivos Digitais, Competência Informacional, Arquivos na área da saúde, Acervos imagéticos, Gestão da informação em ambientes digitais

Prof. Me Antonio Edilberto Costa Santiago

Professor Assistente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA. Especialista em Administração Pública - Qualidade em Serviços (1995). Bacharel em Biblioteconomia pela UFBA (1975). Ministra Representação Temática da Informação I e II do (NUCI/UFS). Tem bastante experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, Organização temática da informação, Representação temática da informação, Documentação e informação jurídica, Competência informacional, Competência informacional jurídica, Pesquisa jurídica, e Habilidade em pesquisa jurídica.

Prof. Me Fernando Bittencourt dos Santos

Professor Assistente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Biblioteconomia pela PUC de Campinas, Mestrado em Ciência da Informação - Área de Concentração: Informação, Tecnologia e Conhecimento - pela UNESP/Campus de Marília-SP - na Linha de Pesquisa: Organização da Informação. Áreas de interesse: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Recuperação da Informação, Documentação da pesquisa científica, Arquivologia e Museologia. Recursos e serviços de informação, Comportamento informacional, Disseminação da informação, Meio ambiente e informação para o desenvolvimento sustentável, Metodologia da Pesquisa e Informação em Ciências Médicas.

Profa. Ma Gleyse Santos Santana

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Especialista em Ciências da Religião UFS (2007). Mestra em Sociologia pelo Núcleo de Pós-Graduação em Sociologia UFS (2009- 2011). Professora do Curso de Formação do CESAD - SE. Áreas de interesse: Arquivologia; Conservação e restauração de documentos; Preservação da informação.

Profa. Dra. Janaina Ferreira Fialho

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela mesma universidade. Atua na área de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Educação. O tema de pesquisa é a formação de jovens pesquisadores, particularmente aqueles do ensino médio e superior. Campos de interesse: comportamento informacional de jovens, fomação de pesquisadores, biblioteca escolar, pesquisa acadêmica, elaboração de trabalhos acadêmicos, iniciação científica e letramento informacional. Atuou junto ao CISSL (Centro para Aprendizado Internacional em Bibliotecas Escolares) da Escola de Comunicação, Informação e Estudos de Biblioteca Rutgers nos Estados Unidos, como parte do estágio doutoral. No doutorado, desenvolveu pesquisa com os estudantes vencedores do Prêmio Jovem Cientista categoria ensino médio, promovido pelo CNPq. Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela UNB com o tema Currículo escolar e letramento informacional, com a Profa Dra Kelley Gasque.

Profa. Dra Martha Suzana Cabral Nunes

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFBA (2015). Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993) e é Mestre em Educação pela UFS (2008). Possui Especialização em Competências Pedagógicas e Docência Universitária (2009) e em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luis de França (2006). Tem experiência na área de Administração e Ciência da Informação, atuando principalmente nas seguintes áreas: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Mediação da Informação e Mediação Editorial, Gestão Pública.

Profa. Dra Niliane Cunha de Aguiar

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já ministrou as seguintes disciplinas: Fontes de Informação, Estudos de Usuários, Desenvolvimento de Coleções, Unidades de Informação I e II. Atualmente ministra as disciplinas Linguagens de Indexação I e II, Sistemática da Leitura Infantil, Formação do Leitor Universitário, Políticas de Informação e Ação Cultural em Bibliotecas. Áreas de interesse de pesquisa: Biblioteca escolar, Letramento e Competência informacional infantil, Leitura e Literatura infantil, Biblioterapia. Vice-presidente da Associação dos Profissionais Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe, gestão 2020-2022. Membro da Academia Sergipana de Contadores de História (Cadeira número 21 - sendo patrona da própria cadeira). Acadêmica da Academia Luziense de Letras e Artes (cadeira número 15, tendo como patrona a poetisa mineira Adélia Prado).

Prof. Dr Sérgio Luiz Elias de Araújo

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2000), especialização em gestão empresarial pela UFS (2002) e mestrado em educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Doutor em Administração pela UFPE. Experiência como Diretor Geral de IES, Coordenador Geral de Pós-graduação, Coordenador de graduação e docente de ensino superior.

Profa. Dra Telma de Carvalho

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestrado em Biblioteconomia pela PUC de Campinas e doutorado em Ciência da Informação pela USP. Coordenou o projeto de instalação da Biblioteca Virtual em Saúde na área de Odontologia da Faculdade de Odontologia da USP. Atua principalmente nas seguintes áreas: bibliotecas universitárias, sistemas de informação, avaliação de serviços, serviço de referência, qualidade em bibliotecas, indicadores de qualidade em bibliotecas, planejamento estratégico, bibliometria e metodologia da pesquisa.

Profa. Dra Valéria Aparecida Bari

Professora Adjunta e Decana do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela USP (1990), mestrado em Ciências da Comunicação pela USP (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela USP (2008). Em abril de 2009. No período de outubro de 2009 a novembro de 2011, ocupou o cargo de Coordenadora do NUCI/CCSA/UFS, promovendo a implantação do Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação e a sua primeira Reforma Curricular. Atua como pesquisadora no Observatório de Histórias em Quadrinhos - OHQ/USP. Coordena o Grupo de pesquisa PLENA e é editora gerente da revista Cajueiro.

Professor substituto:

Prof. Dr. Vinícios Souza de Menezes

Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2020. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atua com foco nos aspectos filosóficos, epistemológicos e historiográficos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Atualmente desenvolve pesquisa em Filosofia da Informação e Organização do Conhecimento, sob o ponto de vista do perspectivismo ameríndio e outras razões alterantes.

Professora voluntária:

Shirley dos Santos Ferreira

Mestra em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS) da Universidade Federal de Sergipe (2019). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI (2017). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações, da Universidade Federal de Sergipe, sob a coordenação da Professora Dra. Valéria Aparecida Bari, da Universidade Federal de Sergipe.